4 alimentos ricos em vitamina B (e outros nutrientes básicos)

Os alimentos mais ricos em vitamina B incluem frutas, legumes e algumas carnes.
A vitamina B é formada por um complexo de 12 vitaminas , algumas sintetizadas pelo próprio corpo e outras, no entanto, obtidas exclusivamente através da ingestão de determinados alimentos como carne, frutas ou legumes.

dieta dos pontos
Alimentos permitidos na dieta dos pontos

Deficiência desta vitamina pode causar problemas em nosso corpo, como perda de memória e coordenação, distúrbios do sono e outros tipos.

Neste artigo, analisamos o que é esta vitamina e quais as consequências que o seu défice pode ter no nosso corpo, que propriedades e funções apresenta e quais são os 4 tipos de alimentos mais ricos em vitaminas do complexo B que podemos encontrar.

Vitamina B: fontes e conseqüências do déficit

O complexo de vitamina B consiste em um conjunto de 12 substâncias solúveis em água relacionadas umas com as outras e muito importantes para o desenvolvimento das funções do nosso corpo. Destes 12, 8 são considerados vitaminas que devem necessariamente ser incluídos no cardápio da dieta dos pontos, enquanto os outros 4 são substâncias que o corpo pode sintetizar por conta própria.

Estas primeiras 8 vitaminas são vitamina B1 ou tiamina; vitamina B2 ou riboflavina; vitamina B3 ou niacina; vitamina B5 ou ido pantotico; vitamina B6 ou piridoxina; vitamina B7 ou biotina; vitamina B9 ou ácido fólico; e B12 ou cobalamina.

As outras 4 vitaminas que podem ser sintetizadas pelo nosso corpo, no entanto, não têm números como os outros e são colina, inositol, PANA e ácido lipóico.

Embora todas essas vitaminas sejam quimicamente distintas umas das outras, elas são agrupadas na mesma categoria (vitamina B) porque são encontradas nos mesmos alimentos . Por serem solúveis em água, a maioria não é armazenada por um longo período de tempo e, portanto, deve ser administrada diariamente.

Em geral, baixos níveis de vitamina B podem levar à fadiga profunda e a uma grande variedade de manifestações neurológicas, como fraqueza geral, mau equilíbrio, confusão, irritabilidade, perda de memória, nervosismo, formigamento nas extremidades e perda de coordenação.

Depressão maior pode ocasionalmente ser um sintoma de níveis muito baixos de vitamina B6 ou piridoxina e outro tipo de vitaminas B. Por fim, a deficiência de vitamina B pode levar a outros sintomas como distúrbios do sono, náuseas, falta de apetite ou anorexia , infecções freqüentes e algumas lesões de pele.

4 alimentos ricos em vitamina B

Embora a vitamina B é predominante na maioria dos alimentos, carne e produtos lácteos frescos são os alimentos ricos em vitaminas do complexo B . Cobalamina ou vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem animal. Da mesma forma, vegetais folhosos verdes (especialmente escuros) também são considerados uma grande fonte de vitamina B9 ou ácido fólico.

1. Carne
Carne de origem animal, como peixe, carne vermelha ou frango contêm muitas vitaminas do complexo B. Especificamente, eles são uma grande fonte de vitamina B3, B5, B6 e B12.

2. Leguminosas
Legumes são alimentos que contêm uma alta proporção de vitamina B de origem vegetal. Feijão, lentilhas e grão de bico são legumes com mais vitaminas B . Especificamente, os legumes têm mais tiamina ou vitamina B1 e vitamina B6 ou piridoxina.

3. Vegetais de folhas verdes
Vegetais, particularmente vegetais de folhas verdes escuras, como espinafre, couve, acelga ou nabo, têm vitamina B1, B2, B3, B6 e B9.

Eles também contêm outros tipos de nutrientes e minerais, como vitaminas do tipo A, C, K e E, bem como potássio, ferro, fósforo e cálcio.

4. Frutas
As frutas são alimentos ricos em vitaminas do complexo B . Especificamente, a vitamina B1 pode ser facilmente encontrada em frutas vermelhas e frutas cítricas, como laranja ou limão.