4 alimentos ricos em vitamina E (e seus efeitos benéficos)

Entre os alimentos mais ricos em vitamina E que existem são o abacate e vários vegetais.

dieta de 21 dias
Vitaminas na dieta de 21 dias

A vitamina E é necessária para o funcionamento do sistema imunológico e contribui para a proteção celular de todo o corpo. Além disso, esta vitamina tem sido associada à prevenção de uma série de doenças, como câncer, distúrbios oculares, doença de Parkinson ou diabetes mellitus.

Abaixo veremos quais são os 4 alimentos ricos em vitamina E ideais como fonte desse nutriente , quais precauções devemos ter em conta para tomá-lo e quais possíveis efeitos adversos podem ser causados ​​se não ingeridos corretamente.

O que é a vitamina E

A vitamina E é um antioxidante responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico e responsável pela manutenção da pele e dos olhos saudáveis. É um grupo de compostos lipossolúveis conhecidos como tocoferóis (isto é, alfa tocoferol e gama tocoferol). Gama tocoferol representa cerca de 75% da vitamina E na dieta de 21 dias para emagrecer rápido.

Como a vitamina E é solúvel em gordura, requer a presença dessa substância para uma absorção adequada. Recomenda-se ingerir a quantidade diária recomendada (RDA) de vitamina E para uma saúde ideal.

A vitamina E é absorvida pelo sistema gastrointestinal e armazenada nos tecidos e órgãos por todo o corpo. Certas condições de saúde podem causar o esgotamento da vitamina E; Isso inclui doença hepática, doença celíaca e fibrose cística.

Pacientes com doença renal em estágio terminal (insuficiência renal) que se submetem a tratamento de diálise crônica podem estar sob risco de deficiência de vitamina E. Esses pacientes frequentemente recebem infusões intravenosas de suplementos de ferro que podem atuar contra a vitamina E.

A deficiência deste nutriente essencial pode causar fadiga , problemas de concentração, enfraquecimento do sistema imunológico, anemia e baixos níveis de tireóide. Também pode causar problemas de visão e irritabilidade. Níveis baixos de vitamina E no soro (ou no sangue) também foram associados à depressão grave.

4 alimentos ricos em vitamina E

A principal função da vitamina E é atuar como um antioxidante para neutralizar os efeitos nocivos que o oxigênio pode ter sobre os tecidos. A vitamina E, portanto, é uma substância muito importante para preservar a saúde e o bem-estar das pessoas.

1. Nozes

As nozes são muito nutritivas e proporcionam múltiplos benefícios para o nosso corpo. É um alimento rico em nutrientes, como o ácido graxo ômega 3 , outras gorduras saudáveis, proteínas e também vitaminas, como E e B6.

2. Óleos vegetais

Os óleos de plantas como a oliva, coco, caroço de algodão, cártamo, cânhamo ou gérmen de trigo são fontes muito ricas de vitamina E. Recomenda-se usar estes óleos no frio , não refinado e orgânico.

3. Acelga Suíça

A acelga também é rica em vitamina A, vitamina C e vitamina K. Apenas uma xícara de acelga cozida fornece quase 17% do valor diário recomendado de vitamina E.

4. Abacate

Apenas metade de um abacate contém mais de 2 mg de vitamina E. O abacate contém gorduras insaturadas, vitaminas, potássio, minerais e fibras .

Da mesma forma, este alimento também ajuda a reduzir o colesterol, a digerir, a amaciar a pele e a controlar a pressão sanguínea. Além da vitamina E, o abacate também contém outras vitaminas, como K e B.