LG sofre acusação sobre problemas com garantia

Você comprou uma TV da LG? Então há uma boa chance de você estar com um produto com problemas.

LG com problemas na garantia

A gigante LG Electronics está na água quente com o cão de guarda da concorrência por alegações de que enganou consumidores sobre seus direitos em relação a produtos defeituosos.

A Comissão Australiana da Concorrência e do Consumidor instaurou uma ação no Tribunal Federal contra o fabricante, alegando que a LG deturpou os consumidores com televisores defeituosos de que quaisquer recursos disponíveis se limitaram apenas à garantia do fabricante da LG.

Se a assistência da LG tivesse expirado, os consumidores foram informados de que teriam que arcar com os custos de avaliar a falha, que a empresa não tinha mais obrigações, e qualquer passo adiante em relação à televisão era um ato de boa vontade.

Eles também foram informados que só tinham direito a ter a televisão consertada, e não a um reembolso ou substituição, e que o consumidor era responsável pelos custos trabalhistas da reparação.

Nos termos da Lei do Consumidor australiana, os consumidores têm direito a uma garantia razoável de qualidade, que não se limita ao período de garantia do fabricante. Se o produto for insatisfatório, segundo a legislação, os consumidores têm direito a reembolso, substituição ou reparo, sem custo para o consumidor.

“Quando os consumidores compram produtos, eles vêm com uma garantia ao consumidor, de acordo com a Lei do Consumidor da Austrália, de que terão qualidade aceitável. Esta garantia é adicional a qualquer garantia expressa do fabricante ”, disse o presidente da ACCC, Rod Sims, em um comunicado.

“Embora a garantia do fabricante se aplique apenas por um período de tempo especificado, os consumidores muitas vezes ainda terão direito, sob a garantia do consumidor, a um conserto, reembolso ou substituição após o término da garantia do fabricante.

A ACCC não hesitará em tomar as medidas apropriadas contra fabricantes que deturpem os direitos dos consumidores e soluções para produtos defeituosos sob a Lei do Consumidor Australiano. O Parlamento australiano conferiu esses importantes direitos aos consumidores, e esses direitos não devem ser prejudicados por deturpações. ”

Em um comunicado, um porta-voz da LG Austrália disse: “O ACCC iniciou uma ação contra a LG Austrália na Justiça Federal por alegações de que a LG violou a Lei do Consumidor Australiana com relação às garantias do consumidor.

“Devido à natureza contínua desses procedimentos, nenhum comentário adicional será feito nesta etapa, exceto para dizer que a LG está comprometida com seus clientes e com o cumprimento de suas obrigações sob a Lei do Consumidor Australiano”.

O grupo de consumidores Choice já comparou as garantias estendidas para jogar dinheiro pelo ralo.

“O que descobrimos quando se trata de garantias estendidas é que, em poucos casos, valem o dinheiro”, disse o porta-voz Tom Godfrey no início deste ano.

“Sob a Lei do Consumidor Australiano, os consumidores têm direito a reembolso, reparo ou substituição, e realmente gastar dinheiro em garantias estendidas está apenas jogando dinheiro fora.

“A outra coisa a sugerir é que, se você for tentado por uma garantia estendida, é muito importante ler os termos e condições cuidadosamente para garantir que você está recebendo valor pelo seu dinheiro”.

A LG tem tido problemas com o ACCC sobre reclamações semelhantes no passado, sendo considerada culpada de fazer declarações falsas e enganosas sobre garantias de telefones móveis em 2006.

A ACCC está buscando declarações, autorizações, penalidades pecuniárias, avisos corretivos, um programa de conformidade de práticas comerciais e custos.

O assunto está listado para uma Conferência de Gestão de Casos no Tribunal Federal em Melbourne antes de Justiça Middleton em 5 de fevereiro.